ATM é abreviação de articulação temporomandibular, essa articulação está presente bilateralmente em nosso rosto, frente a cada orelha e articula a mandíbula com o crânio. É responsável pelos movimentos da boca assim como: abertura, fechamento, movimentos laterais, mastigação, deglutição, fala e movimentos de expressão facial.
Disfunção das ATMs
A disfunção das ATMs, conhecida também como DTM (disfunção temporomandibular) é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, dentes e estruturas de suporte dentário. Pode estar relacionada a hábitos comuns, como o bruxismo, que consiste em hábitos de apertar ou ranger os dentes, morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura inadequada da cabeça, pescoço, ombros durante o dia ou ao dormir ou ainda manter músculos destas regiões contraídos ou tensos, em situações geradoras de preocupações com possíveis do controle emocionais, o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com a má qualidade do sono, o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista muitas vezes é o último profissional da saúde a ser procurado e pela demora em buscar o tratamento adequado, a doença pode se tornar crônica.
Quais os principais sinais e sintomas da Disfunção da ATM ?
A ORTODONTIA ANTUNES lança mão frequentemente de uma fisioterapia especializada na tratamento de DTM utilizando-se de um aparelho apropriado que pode ser visto na figura ao lado. Este método é conhecido com TENS, sigla do temo inglês “ Transcutaneos electrical nerve stimulation”. O uso deste recurso requer a utilização de uma fiação apropriada conectada a eletrodos que são aderidos e adaptados sobre determinados grupos de músculos mastigatórios, cervicais ou dos ombros. Este método causa vários benefícios como o alívio da dor (analgesia), o relaxamento muscular e a redução do acúmulo de substâncias ácidas que se acumulam os músculos tensos e contraídos. Basicamente sua ação terapêutica ocorre pela produção de suaves correntes elétricas que estimulam a produção de um neurotransmissor (endorfina) pela glândula hipófise, situada na base do crânio. Este agente bioquímico, agindo como um potente analgésico natural, atenua as mensagens doloridas geradas pelo próprio cérebro e proporciona outros benefícios como redução da ansiedade, melhora do humor e do prazer.
Como tratar disfunção ATM ?
Há várias opções de tratamento e uma variedade de termos usados para descrever estes diferentes métodos de tratamento. Porém, por ser uma doença causada por vários fatores (multifatorial), muitas vezes o tratamento possa também ser feito por mais de um profissional (tratamento multidiciplinar) como: cirurgião dentista, fisioterapeuta, psicólogo, médico.
Alguns tratamentos:
objetivos do tratamento são:
1 – Como age a toxina botulínica?
A toxina age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura, assim reduz temporariamente a intensidade da atividade muscular.
2 – Qual a ação desta toxina?
Controlar oBruxismo (apertamento e rangimento dos dentes)
3 – A aplicação terapêutica irá alterar algo em minha face?
A aplicação de toxina nos músculos masseteres e temporais alivia a força muscular excessiva, sem comprometer as funções normais como mastigação, fonação, deglutição; e sem afetar os músculos da mímica, que são responsáveis pelas expressões faciais. O resultado aparece depois de duas a três semanas, e dura por volta de 7 a 9 meses.
O masseter é o músculo mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Com a aplicação terapêutica da toxina botulínica, e diminuição da hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente.
4 - A aplicação é dolorida?
Com o protocolo da técnica corretamente realizada, a aplicação é rápida e indolor.
5 – Quais são as contraindicações?
As aplicações são contraindicadas durante a gravidez, amamentação ou em pessoas com doenças autoimunes, doenças neurológicas, doenças que afetam os músculos, alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo (alguns antibióticos como: amicacina, gentamicina, estreptomicina).
6 – Quais os cuidados que devem ser tomados após a aplicação?
O paciente deve evitar: deitar por 4 horas, massagear o local, para permitir a adequada distribuição do produto. Exercícios físicos no dia da aplicação, não devem ser realizados.
No dentista, a aplicação mais comum é no tratamento coadjuvante do bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono. Ao aplicar a toxina no masseter e temporal (músculos mastigatórios), a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste.